Estava fazendo uma visitinha ao Potal da EBD, e achei essas dicas maravilhosas!
A. Quais os Objetivos de um Concurso na Escola Dominical?
1. Animar a Classe.
2. Criar bons hábitos em áreas espirituais.
3. Crescimento numérico da Classe.
1. Animar a Classe.
2. Criar bons hábitos em áreas espirituais.
3. Crescimento numérico da Classe.
B. Como Planejar um Concurso ?
(Pode ser também feito um concurso entre as Classes).
1. Esquematize tudo no papel como você imagina fazer.
2. Verifique quais áreas de sua Classe que precisam ser trabalhadas:
– Crescimento da Classe; – Importância da Bíblia; – Comportamento; – Espírito de equipe;
– Pontualidade; – Testemunhando de Cristo; – Memorização de versículos; – Tarefas, etc.
3. Pense no tempo de duração. (diário, semanal, mensal, trimestral)
4. Escolha os prêmios. (troféus, medalhas, brinquedos, doces, passeios, adesivos, etc.)
5. Escolha o sistema de premiação. (individual, equipe, ambos...)
6. Escolha um tema.
7. Faça um visual para ilustrar o tema e também para mostrar o progresso dos alunos.
8. Pense no tempo que será usado para o concurso em cada domingo.
(Pode ser também feito um concurso entre as Classes).
1. Esquematize tudo no papel como você imagina fazer.
2. Verifique quais áreas de sua Classe que precisam ser trabalhadas:
– Crescimento da Classe; – Importância da Bíblia; – Comportamento; – Espírito de equipe;
– Pontualidade; – Testemunhando de Cristo; – Memorização de versículos; – Tarefas, etc.
3. Pense no tempo de duração. (diário, semanal, mensal, trimestral)
4. Escolha os prêmios. (troféus, medalhas, brinquedos, doces, passeios, adesivos, etc.)
5. Escolha o sistema de premiação. (individual, equipe, ambos...)
6. Escolha um tema.
7. Faça um visual para ilustrar o tema e também para mostrar o progresso dos alunos.
8. Pense no tempo que será usado para o concurso em cada domingo.
C. Como Executar o Concurso
1. Anuncie o início do concurso pelo menos uma semana antes (Tenha todo o visual já preparado se possível).
2. Fale o que vai ser cobrado.
3. Fale dos prêmios.
4. Visite os que faltaram e fale do que a pessoa perdeu.
1. Anuncie o início do concurso pelo menos uma semana antes (Tenha todo o visual já preparado se possível).
2. Fale o que vai ser cobrado.
3. Fale dos prêmios.
4. Visite os que faltaram e fale do que a pessoa perdeu.
D. O Que Fazer para Ter Sucesso em um Concurso?
– Ore. – Organize. – Trabalhe.
– Ore. – Organize. – Trabalhe.
Exemplos para Concursos:
1. Aluno Nota 1000! (1000 é melhor que 1)
– Cada tarefa vale 1000 pontos.
– Os alunos vão acumulando os seus pontos, guardando-os em cofrinhos (na sala). Depois de algumas semanas, você marca um tempo em que eles poderão trocar os pontos por prêmios (sistema de compras – lojinha).
– Cada tarefa vale 1000 pontos.
– Os alunos vão acumulando os seus pontos, guardando-os em cofrinhos (na sala). Depois de algumas semanas, você marca um tempo em que eles poderão trocar os pontos por prêmios (sistema de compras – lojinha).
2. Soldados de Cristo
– Cada criança recebe um soldado com seu nome.
– Cada tarefa pode valer uma medalha.
– E se fez todas as tarefas, pode ganhar uma medalha especial.
– Pode dar medalhas para os primeiros colocados no final do concurso.
– Cada criança recebe um soldado com seu nome.
– Cada tarefa pode valer uma medalha.
– E se fez todas as tarefas, pode ganhar uma medalha especial.
– Pode dar medalhas para os primeiros colocados no final do concurso.
3. Árvore do Comportamento
– Usa-se um galho de árvore para fazer uma árvore na classe.
– Colocam-se folhas feitas de papel e cada criança recebe um macaquinho (com o nome da criança) para colocar na árvore.
– Cada domingo que a criança se comportar, ela ganha, por exemplo, 2 bananas para o seu macaquinho.
– Depois de um certo número de bananas a criança pode trocar por um prêmio, ou no final do mês a criança que tiver o maior número de bananas ganha um prêmio.
– Usa-se um galho de árvore para fazer uma árvore na classe.
– Colocam-se folhas feitas de papel e cada criança recebe um macaquinho (com o nome da criança) para colocar na árvore.
– Cada domingo que a criança se comportar, ela ganha, por exemplo, 2 bananas para o seu macaquinho.
– Depois de um certo número de bananas a criança pode trocar por um prêmio, ou no final do mês a criança que tiver o maior número de bananas ganha um prêmio.
Para Maternal
MATERNAL: é uma idade difícil para realizar um concurso de longa duração. Nesta idade é melhor estimular as crianças a cada aula. As principais áreas a serem treinadas nessas crianças são o comportamento e a participação.
– Use adesivos, dando-os no final da aula quando se comportarem.
– Use um copinho, com por exemplo, 5 balas. Toda vez que a criança desobedece ela perde uma bala. Ela recebe no final da aula as balas que sobraram.
– Use adesivos, dando-os no final da aula quando se comportarem.
– Use um copinho, com por exemplo, 5 balas. Toda vez que a criança desobedece ela perde uma bala. Ela recebe no final da aula as balas que sobraram.
Espero que as dicas ajude, Faça a diferença em sua classe e veja Deus trabaçhar!
Abraços a Todos!"
Tia Laís Andrade
1 comentários:
paz, muito linda tua dica estava mesmo a precizar.
obrigada e deus abençõe vc e tda familia
Postar um comentário
Deixe Aqui Seu Comentário...Obrigada Volte Sempre!